Escola Sophia Marchetti

A Escola de Formação de Profissionais da Saúde Sophia Marchetti  é uma das obras sociais da Casa de Saúde Santa Marcelina, Entidade de caráter particular, beneficente e filantrópica.

Com a inauguração do Hospital Santa Marcelina, em 1961, sentiu-se a necessidade de preparar profissionais para atuarem no cuidado aos pacientes. Ir. Sophia Marchetti, fundadora do Hospital, idealizou a Escola, preparando as primeiras irmãs para administração da mesma . Na sua fundação, em 1969,  chamou-se Escola de Auxiliar de Enfermagem da Casa de Saúde Santa Marcelina, autorizada a funcionar pela Resolução SE n0 172 de 11/11/69 e iniciou suas atividades em 1970. 

Com a morte de Ir. Sophia, em 24 de setembro de 1971, a Escola passou a denominar-se E.F.P.S. Sophia Marchetti. Teve seu Reconhecimento pela Portaria COGSP de 03/06/82, publicada no Diário Oficial do Estado de 05/06/82. Segue as orientações e dispositivos legais do CNE e CEE, adaptando-se a tudo o que lhe for exigido pelos respectivos Conselhos do Exercício Profissional.

A Escola tem por finalidade preparar profissionais qualificados em nível  técnico, para atuarem na área da saúde, no campo preventivo, curativo e de reabilitação. Conta com professores qualificados – excelente ambiente físico, material áudio visual de ótima tecnologia e qualidade.

Integra-se à Faculdade Santa Marcelina – Itaquera - formando o Conjunto Educacional Santa Marcelina. Utiliza a mesma infraestrutura  dos Laboratórios de Enfermagem,  Informática, Anatomia, Bioquímica e a Biblioteca que possui os mais atualizados livros, periódicos e videoteca.

Abre seus espaços às necessidades da Comunidade, para encontros, Cursos, Jornadas e outros eventos que surgirem ao longo do ano.